Essências que relaxam - PARTE 2
11:55:00
Dando continuidade à série "Essências que relaxam", conheça outros aromas capazes de nos ajudar a ficar mais calmos, a aliviar sintomas de depressão, insônia e outros problemas consequentes da vida agitada que levamos.
Desde tempos antigos até hoje, o uso mais importante do sândalo é o seu efeito sedativo sobre o sistema nervoso. Os pesquisadores descobriram que quando uma pessoa sente o cheiro, as ondas cerebrais relaxam. Embora apenas um pouco diferente do cheiro de outras madeiras, o sândalo alivia a ansiedade, raiva e fúria, e induz o sono, o que é bom para aqueles que sofrem de insônia. Devido à concentração, o óleo de sândalo tem um efeito mais duradouro.
Mandarina
Os estudos psicológicos têm mostrado que a mandarina cria efeito hipnótico que desliga as mentes daqueles que estão ansiosos e nervosos. Além disso, tem um efeito de reforço para aqueles que estão deprimidos e de luto. Importante lembrar que, ao usar o óleo de mandarina, especialmente para crianças e idosos, lembre-se sempre que é fotossensível, portanto, o cuidado deve ser observado quando utilizado sob luz solar direta.
Jasmim
Apesar das muitas tentativas de imitar o cheiro através da produção sintética, os químicos ainda não produziram um de qualidade igual ao óleo essencial original da planta. Estudos realizados em Tóquio, revelaram que o perfume de jasmim aumenta o estado de alerta mental, bem como estimula as ondas cerebrais. Sua rica fragrância floral com um tom de cheiro frutado é usado como antidepressivo, permitindo que aqueles que estão tristes se exaltem, pois induz emoções calmantes e acolhedoras. O jasmim também provoca um efeito sensual nas pessoas e é muitas vezes usado para trazer para fora uma personalidade carismática.
Baunilha
A baunilha desprende um aroma sedutor doce que faz relembrar memórias felizes de casa e da infância. Tem um efeito calmante, relaxante e confortante, especialmente quando não está misturado com aromas que estimulam o sistema nervoso. O óleo essencial da baunilha é processado através de destilação das vagens da planta. Alguns estudos relatam que a baunilha quando ingerida aumenta os níveis de adrenalina, estimulando e revigorando a pessoa.
Rosa
A flor da rosa com suas pétalas por si só lhe valem o título de "Rainha do jardim". Para os poetas e amantes, simboliza o amor e a perfeição. A Bulgária é um dos principais produtores de óleo essencial de rosa. A produção é de dois produtos: a essência de rosas e água de rosas, como um subproduto. O óleo puro funciona como mágica, pois só é liquefeito quando aquecido pela mão.
É maravilhosamente intenso, doce e floral o perfume da rosa, útil para acalmar tensões nervosas. É considerado como um rejuvenescedor de células, uma vez que reequilibra o psíquico. Ele dá um sentimento positivo às pessoas, razão pela qual este sangue de Afrodite, como a lenda diz, é um dos mais valorizados perfumes já produzidos.
Lilás
É uma das plantas mais populares na produção de fragrâncias para relaxamento. De cor roxa, púrpura ou branca, as flores de lilás crescem em cachos em um arbusto de regiões frias e temperadas. Suas pequenas flores produzem um perfume delicado e florido, com aromas de lírio do vale e notas balsâmicas.
Apesar da sua cor simbolizar a tristeza e luto, lilás é considerada uma flor do amor. O cheiro produzido traz serenidade, memórias agradáveis e sono tranquilo. A lilás induz efeito calmante para aqueles que estão insones.
Ylang-ylang
Para muitos, inalar o extrato desta flor reduz a pressão sanguínea e alivia palpitações. Indicado para aqueles que estão ansiosos e com raiva, o ylang-ylang é conhecido por sua capacidade de abrandar o sistema nervoso simpático. O ylang ylang, quando usado com um difusor, pode soprar um aroma agradável que ajuda quem busca um sono tranquilo.
Fonte de pesquisa: www.naturalhealthontheweb.com
1 comentários
Admiro a sensibilidade que conduz sua pesquisa.
ResponderExcluir